sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Concursos...


Isso aí, mais uma semana, ou um mês, sem fazer postagem... Se eu vivesse disso estava ferrado, hehehe... Mas, vamos seguindo com Le blog, só pra variar.

Voltei a me preparar para concursos de novo. Sim, eu sei, já passei em um e estou trabalhando no poder público, mas deu vontade de continuar e fazer algo mais para o meu campo de atuação. Sou a favor de mais concursos, apesar de sempre ter gente que fica com o papinho de “ah, vai inchar mais ainda o funcionalismo público, é para politicagem, é um gasto a mais para o contribuinte, blábláblá...”. Mas, vamos colocar em partes.

No concurso, pelo menos nos sérios, não existe a cultura “toma-lá-dá-cá”, a pessoa não entra no cargo porque ajudou fulano na eleição, ou é “amigo pessoal” (perdão pelo termo horroroso), cunhado, ou coisa que o valha. Claro que temos que retirar da conta os concursos de carta marcada ou então os que só chamam as pessoas que interessam, eu sofri coisa assim no concurso para a câmara de Itapeva, mas deixa para lá.

O concursado entrou no poder público depois de uma prova comprovando que possui conhecimento suficiente para exercer aquela função, fora os concursos que exigem determinada formação de ensino técnico ou superior. E o Brasil nem é o país com uma percentagem maior de funcionalismo público em relação ao total de população.

Creio que o problema maior é o excesso de “mordomias” que cargos comissionados, e principalmente os cargos eletivos, acabam recebendo. Isso acaba gerando a figura do político profissional, aquele que procura ser eleito não para trabalhar por um governo e uma sociedade melhor, mas para aumentar seu padrão econômico ou para mantê-lo. O concursado costuma (em média) pensar mais na parte da estabilidade financeira, mas tem também o compromisso social, de fazer melhor para uma sociedade. Pois é, peguei de novo a boininha do Che e tasquei na cabeça, companheiros, hahahaha.....

Bom, para quem está na correria atrás de concurso, um site ótimo para isso: pciconcursos, bem organizado, atualizado e principalmente é gratuito, ajuda muito. Era para eu montar mais um assunto, mas este ficou gigante, e não sou celebridade “internética” para garantir que o pessoal que tropeça aqui no Le blog leia estas minhas abobrinhas até o fim.... Até um dia desses.